Dr. Chiquinho Gregori: um bocainense que orgulha a sua terra

 

Por: José Henrique Teixeira

Existem coisas que o dinheiro pode comprar, mas existem outras coisas que dinheiro nenhum do mundo pode pagar. A frase é a melhor forma de representar o agradecimento de muitos bocainenses ao seu filho ilustre, o médico cirurgião cardiovascular Francisco Gregori Junior.

Radicado em Londrina, no Paraná, professor da Universidade Estadual de Londrina, Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardiaca do Hospital Evangélico de Londrina, médico do Hospital de Campo Mourão, o nosso "Chiquinho" Gregori tem dispensado a maior atenção a todos os bocainenses que buscam a sua alta capacitação profissional na cidade paranaense de Campo Mourão.

Nós aqui na terrinha, sabedores que temos um conterrâneo do maior renome na área cardiológica, profissional reconhecido no Brasil e no exterior, não exitamos em bater à sua porta quando sentimos que há uma situação grave e que requer cuidados de um profissional altamente qualificado. E lá está o dr. Chiquinho Gregori, pronto a nos atender e a fazer o possível e até o impossível para que nossa aflição seja superada.

Podemos dizer isso com toda a certeza porque vivemos essa experiência na família. Quando o nosso pai, Plínio Teixeira, começou a ter agravados os sintomas que depois o levariam à morte e que os médicos aqui da região não conseguiam diagnosticar com precisão o que o acometia, partimos para Londrina. Fomos bater à porta do dr. Chiquinho Gregori. Ele fez de tudo. Todos os exames possíveis e imagináveis, utilizando o que de mais avançado existia em equipamentos de diagnóstico para o sistema cardio-vascular. Colocou o nosso pai em instalações particulares no hospital. Deu tratamento de primeira. No final, concluiu: "não é problema de coração, porque se fosse, eu faria de tudo para salva-lo".

Por isso, como muitos outros bocainenses que o procuram em Londrina, nós também somos eternamente gratos ao dr. Chiquinho Gregori.

Ficamos felizes também porque como tem no coração os amigos bocainenses que o procuram em Londrina, também nunca retirou de seu peito o amor pela terrinha. Sempre que pode –e as suas muitas atribuições não lhe permitem maior freqüência- está visitando a terrinha e revendo os muitos amigos. Como esteve agora, nas comemorações de mais um aniversário da nossa Bocaina.

Queremos dizer, dr. Chiquinho Gregori, que Bocaina sente-se muito honrada de ter um profissional da mais alta qualificação levando o nome da nossa terra para os mais distantes pontos deste planeta. O médico Chiquinho Gregori é um homem que dignifica, no mais amplo do seu sentido, o exercício da Medicina.

Currículo

Francisco Gregori Jr. é professor da Universidade Estadual de Londrina, cirurgião cardíaco, coleciona homenagens e condecorações. Inventor do "Anel de Gregori" (espécie de válvula plástica coronariana).

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1971) , mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1976) , doutorado em Cirurgia Cardiovascular pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1990) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Ginásio Estadual Capitão Henrique Montenegro de Bocaina (1962) , ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto de Educação Caetano Lourenço de Camargo de Jaú (1964) , ensino-médio-segundo-grau pelo Instituto de Educação Moura Lacerda de Ribeirão Preto (1965) , residencia-médica pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1973) , residencia-medica pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1974) , residencia-medica pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1975) . Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Londrina e Chefe da Disciplina da Cirurgia vascular do Hospital Evangélico de Londrina.

Prêmios e Títulos

2001 Chefe da Disciplina de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná.

2001 Membro da Academia Paranaense de Medicina, ocupando a cadeira Nº. 21. Patrono: Heraldo de Oliveira Mello, Academia Paranaense de Medicina.

2000 Chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Evangélico de Londrina, Hospital Evangélico de Londrina.

2000 Prof. Associado do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina.

1997 Membro Associado da Sociedade Européia de Cirurgia Cardiovascular, Sociedade Européia de Cirurgia Cardiovascular.

1988 Vice-Presidente da Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini, Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini.

1988 Membro Habilitado do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular, Sociedade de Cirurgia Cardiovascular.

1988 Membro Titular - Cirurgia Cardíaca - Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

1987 Presidente da Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini, Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini.

1987 Vice-Presidente da Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini, Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini.

1986 Delegado Regional do Departamento de Cardiologia Infantil, Região Norte do Paraná, Departamento de Cardiologia Infantil,.

1986 Presidente da Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini, Sociedade dos Discípulos do Prof. E.J. Zerbini.

1981 Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

1979 Membro Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

1979 Membro Associado da Sociedade Brasileira de Circulação Extra-Corpórea e Órgãos Internos Artificiais, Sociedade Brasileira de Circulação.

1976 Membro Associado da Associação Médica do Paraná, Associação Médica do Paraná.

1976 Membro Associado da Associação Médica Brasileira, Associação Médica Brasileira.

1976 Membro Associado do Corpo Clínico da Santa Casa de Londrina, Santa Casa de Londrina.

1975 Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

1975 Redator Oficial da Revista Sinopse de Cardiologia, Revista Sinopse de Cardiologia.

1975 Membro Efetivo do Hospital Evangélico de Londrina, Hospital Evangélico de Londrina.

1975 Membro Associado da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Sociedade Paranaense de Cardiologia.

1975 Membro Associado da Associação Médica de Londrina, Associação Médica de Londrina.

                                                                                                                                                       VOLTA